07 de Janeiro de 2019

Pesquisa em terapia celular do InsCer

I2606040009008-e1489090731631-860x395-300x138

Coordenador: Jaderson Costa da Costa, MD, PhD

Integrantes: Zaquer Costa-Ferro, PhDDaniel Marinowic, PhDSamuel Greggio, PhDGianina Venturin, PhDGabriele Zanirati, PhD;  Pamela Nunes, MScDaniele Vieira da Silva, MScSimone Salamoni, PhDRafael CristovamGabriela Laguna (mestranda no Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde)Ismael Plentz (graduando em Biologia)Allan Alcará (graduando em biologia)Eduardo Vieira de Souza (graduando em biologia)Bruno Schaeffer da Silva (graduando em medicina)Carolina Marquezin Giacomello (graduanda em medicina)Fernanda Bruzzo (graduanda em medicina)Gutierre Neves de Oliveira (graduando em medicina)Antônio Corte (graduando em medicina) e Laíse Prando da Silva.

O grupo de pesquisadores do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer-PUCRS) trabalha com terapia celular em diversos modelos experimentais de doenças neurológicas como: hipóxia-isquemia neonatal, epilepsia, Parkinson, esclerose lateral amiotrófica, lesão de medula espinhal, entre outras. O grupo de pesquisa já realizou ensaios clínicos (com seres humanos) em casos de acidente vascular cerebral e, em 2015, foi concluído um ensaio clínico (Fase I) em pacientes com epilepsia de lobo temporal. Atualmente, os pesquisadores do instituto trabalham na segunda parte desse estudo clínico, que se encontra em fase de recrutamento de pacientes adultos (18-60 anos) portadores de epilepsia temporal com esclerose hipocampal unilateral resistente ao tratamento medicamentoso. Os resultados obtidos até o momento, assim como em outros centros de excelência mundiais, são promissores.

Entretanto, o InsCer faz um alerta: a utilização de células-tronco para o tratamento de doenças não-hematológicas (doenças que não são do sangue) se limita, atualmente, ao cenário de pesquisa (ensaios ou pesquisas clínicas) dentro dos preceitos éticos e da legislação vigente do nosso país. Para informações seguras e confiáveis sobre estudos (ensaios) clínicos, inclusive aqueles em fase de recrutamento de pacientes voluntários, acesse o site em inglês do governo norte-americano ClinicalTrials.gov e filtre sua pesquisa com as palavras-chaves de seu interesse (ex. Stem Cells).  Desta forma, você terá acesso a informações de todos os ensaios clínicos que utilizam células-tronco no mundo.

Visite também os seguintes sites brasileiros (1 e 2) e internacionais (3 e 4):

1. Associação Brasileira de Terapia Celular (ABTCel)
  2. Rede Nacional de Terapia Celular (RNTC)
  3. Sociedade Internacional de Pesquisas com Células-tronco (ISSCR)
  4. A Closer Looks at Stem Cells

Para mais informações em como ser voluntário (a) na atual pesquisa com células-tronco em epilepsia de lobo temporal do InsCer, clique aqui.

Fotos: Camila Cunha/Arquivo Fotográfico/ASCOM/PUCRS