Entenda mais sobre a dislexia

Recentemente, a cantora britânica Melanie B, ex-Spice Girls, anunciou à imprensa que foi diagnosticada com dislexia aos 43 anos. Em seu relato, ela contou como o desconhecimento da doença afetou sua produtividade na infância e na vida adulta. Cerca de 8% da população é diagnosticada com este transtorno. O professor da Escola de Ciências da ..

Ser marista, ser farol de esperança no mundo

Em 15 de agosto é comemorado um dos momentos mais importantes para a nossa instituição, o Dia do Marista. Escolhida por também celebrar a Assunção de Nossa Senhora, principal inspiração de São Marcelino Champagnat para fundar o Instituto Marista, a data recorda valores transmitidos há mais de 200 anos, como espírito de família, zelo, cuidado, ternura, ..

Dr. Douglas Sato discute acesso ao tratamento para a esclerose múltipla à população

No dia 13 de agosto, o superintendente de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Instituto do Cérebro do RS (InsCer) e prof. da Escola de Medicina da PUCRS, Douglas Sato, participou de uma audiência pública, na Câmara dos Deputados em Brasília. Também atuando como coordenador do Departamento Científico de Neuroimunologia da Academia Brasileira de Neurologia, ..

Dra. Matushita é eleita diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear

A médica nuclear do InsCer, Cristina Matushita, vai compor a diretoria da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear 2019-2020 como diretora científica. É a organização quem estrutura o Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear, que acontece anualmente. Confira os outros participantes da mesa diretora: Presidente: Juliano Julio Cerci Vice-presidente: George Barberio Coura Filho Primeiro Secretário: Rafael Willain ..

Dia dos pais celebra o olhar e as mãos que cuidam

​​O Dia dos Pais nos remete aos laços construídos a partir de gestos que marcam nossas trajetórias pela vida inteira. As relações familiares são caminhos de experiências diárias, de encontros e desencontros, presenças e ausências, alegrias e saudade. E de amor, a causa de todos os sentimentos bons, mesmo nas dificuldades. No segundo domingo de ..

PUCRS vai sediar o Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear

A PUCRS vai sediar o próximo Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear, que ocorre entre os dias 05 e 08 de setembro de 2019. Com a presidência da médica nuclear do Instituto do Cérebro do RS, Cristina Matushita, a 23ª edição do congresso deve trazer nomes de referência nacional e internacional a Porto Alegre. Quem quiser ..

Pesquisadores do InsCer participam de simpósio em Honduras

Qual é o efeito da violência no desenvolvimento cerebral de um adolescente? É para responder a esta pergunta que nasceu o projeto de pesquisa VIVA – Vida e Violência na Adolescência, que está em desenvolvimento no Instituto do Cérebro do RS. Dois dos pesquisadores à frente do projeto estão em Honduras para participar do Primeiro ..

InsCer participa do Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla e Neuromielite Óptica

Estudantes da Escola de Medicina da PUCRS e acadêmicos do InsCer, apresentaram seus trabalhos no XIX Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla e Neuromielite Óptica, em São Paulo, promovido pelo Comitê Brasileiro de Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla e Doenças Neuroimunológicas (BCTRIMS). Rafael Sommer, estudante do sexto semestre da Escola de Medicina e aluno bolsista ..

Vice-diretora do InsCer ministra curso em Alagoas

A neuropediatra e vice-diretora do InsCer, Magda Lahorgue Nunes, ministrou o curso Eletroencefalograma e Polissonografia Neonatal, em Maceió (Alagoas). Promovido e organizado pelo Instituto do Cérebro do RS, o curso aconteceu no dia 28 de julho e foi voltado a pediatras, neuropediatras, eletroencefalografistas, médicos especializados em medicina do sono e estudantes de medicina. A inscrição ..

Evento aborda o desenvolvimento do cérebro infantil

No próximo sábado, dia 4 de agosto, o Serviço de Pediatria do Hospital São Lucas da PUCRS e a Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI) organizam o evento Promoção do Neurodesenvolvimento Saudável na Primeira Infância. Abordando quatros temas centrais, atividade física, alimentação, apego e brincar, as palestras acontecem a partir das 8h30, no Anfiteatro Ir. ..