Chefe do serviço de neurocirurgia do HSL lidera grupo de estudo internacional de cirurgia da epilepsia

O chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital São Lucas e professor da Escola de Medicina da PUCRS, Dr. Eliseu Paglioli Neto, foi escolhido para liderar a Força-Tarefa de Cirurgia de Epilepsia Pediátrica da Liga Internacional contra a Epilepsia (ILAE). O grupo tem o objetivo de definir as recomendações internacionais para a cirurgia da epilepsia ..

Ivan Izquierdo recebe importante prêmio da Unesco pela elucidação de mecanismos da memória; cerimônia de entrega ocorre em dezembro, na África

A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, (Unesco), Irina Bokova, anunciou nesta segunda-feira, 24, os três vencedores do Prêmio Internacional Unesco-Guiné Equatorial para Pesquisa em Ciências da Vida 2017. Entre os premiados está o coordenador do Centro de Memória do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (PUCRS), Prof. ..

Em sessão presidencial do Brain 2017, Jaderson Costa da Costa destaca estudo com células-tronco realizado no InsCer

Na noite desta sexta-feira, penúltima dia do congresso World Congress on Brain, Behavior and Emotions 2017, o vice-reitor da PUCRS e diretor do InsCer, Prof. Dr. Jaderson Costa da Costa, apresentou palestra sobre os estudos realizados pelo grupo em pesquisa básica e clínica do instituto, que atua na linha de pesquisa em epilepsia. Sabendo que ..

InsCer estará presente no Brain 2017; instituto estará em espaço integrado com demais empreendimentos da área da saúde da PUCRS

Os empreendimentos e as faculdades da área da saúde da PUCRS estarão presentes no World Congress on Brain, Behavior and Emotions que acontece entre os dias 14 e 17 de junho na FIERGS, em Porto Alegre. O evento contará com debates multidisciplinares, reunindo cientistas e clínicos com abordagens sobre temas da neurociência do cotidiano com ..

Cônsul-Geral da Alemanha em Porto Alegre visita o InsCer; encontro com pesquisadores discutiu parcerias entre o instituto e centros de pesquisa alemães

O Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul recebeu na tarde desta terça-feira, 6, a visita do cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Dr. Stefan Traumann, acompanhado do decano da Escola de Humanidades da PUCRS, Prof. Dr. Draiton Gonzaga de Souza. O cônsul foi recebido pelo vice-reitor da PUCRS e diretor do InsCer, Prof. ..

InsCer para a comunidade: ciclo de palestras leva pesquisas com assuntos relevantes de forma didática

Durante três dias, o ciclo de palestras InsCer para a Comunidade levou a centenas de pessoas algumas das pesquisas realizadas no Instituto do Cérebro. De forma clara e objetiva, os pesquisadores falaram sobre diversos assuntos, como transtorno de aprendizagem, esclerose múltipla, a importância do sono em nossa rotina, implicações mentais do bullying na saúde mental ..