Primeiro radiofármaco produzido no campus da saúde da PUCRS é registrado na Anvisa; Glicocer é fabricado no InsCer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de registrar o radiofármaco Fludesoxiglicose (18F), produzido no Centro de Produção de Radiofármacos (CPR) do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul – PUCRS (InsCer). O produto passa a se chamar Glicocer e é utilizado em exames de tomografia por emissão de pósitrons (PET), em diagnósticos ..

Vice-Reitor e diretor do InsCer, Jaderson Costa da Costa receberá certificado especial de Comenda do Mérito Acadêmico

O Vice-Reitor da PUCRS e diretor do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, Prof. Dr. Jaderson Costa da Costa, receberá um certificado especial da Comenda do Mérito Acadêmico das Universidades Brasileiras, concedido pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). Costa é um dos cinco primeiros colocados entre os 25 nomes indicados para receber a homenagem ..

Pesquisadores do InsCer estão em missão na Yale University; investigação da dislexia em diversas línguas é foco de estudos em renomado laboratório

Nesta semana, nossos pesquisadores Dr. Augusto Buchweitz e Dr. Alexandre Franco estão em missão de estudos nos Estados Unidos pelo edital obtido em conjunto com a Universidade de Yale e Laboratórios Haskins, que tem o objetivo de treinar estudantes de doutorado e investigar a dislexia do desenvolvimento em diferentes línguas. Eles acompanham a doutoranda Mariana Terra Teixeira que, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento ..

Pesquisadora busca voluntários para estudo de mapeamento de redes neurais no processo de tradução de idiomas

A doutoranda Karina Sarto Szpak, do programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), está em busca de voluntários para seu estudo O Mapeamento de Redes Neurais Associadas ao Processo Tradutório. A pesquisa tem o objetivo de investigar o envolvimento de áreas cerebrais em atividades de leitura e de tradução ..

Comunidade Pacto recebe ação pelos 200 anos da Rede Marista; ressocialização e cuidado foram os temas abordados

O caminho até a comunidade Pacto-POA – Apoio ao Toxicômano, em Viamão, é bastante íngreme. Pelo chão batido, o acesso até o local é demorado e complexo. A chegada, porém, compensa qualquer esforço: no espaço de 48 hectares há uma horta que impressiona pela qualidade dos produtos, áreas verdes encantadoras e uma estrutura exemplar. Internos ..

Pesquisadores internacionais ressaltam o caráter translacional de pesquisa em células-tronco do InsCer

O grupo de pesquisadores em terapia celular do InsCer, que trabalha há mais de dez anos com diversos modelos experimentais de doenças neurológicas, foi citado recentemente em um artigo de revisão no periódico Cytotherapy. A menção no artigo se refere ao Da Costa’s Group, nominando assim a equipe de pesquisadores liderada pelo vice-reitor da PUCRS ..

InsCer traz pesquisador australiano Timothy Bredy para palestra sobre epigenética e neurociência; evento é gratuito e acontece em setembro

O InsCer promove em setembro um evento imperdível – e gratuito – com o tema da epigenética e neurociência. O pesquisador Dr. Timothy Bredy, professor associado e chefe do Laboratório de Neuroepigenética Cognitiva no Instituto do Cérebro de Queensland, Universidade de Queensland, Austrália, estará no campus da saúde da PUCRS para falar sobre o tema ..