Atenção: InsCer abre oportunidade para bolsista de Iniciação Científica

O Centro de Pesquisa Pré-Clínica (CPPC) do Instituto do Cérebro está em busca de um bolsista de iniciação científica para atuar na área de imagem molecular pré-clínica, sob orientação dos pesquisadores Prof. Dr. Samuel Greggio e Dra. Gianina Venturin. Na rotina de atuação do bolsista, estão: a manipulação de roedores, os estudos de biodistribuição com contador ..

Pesquisa: doutoranda busca voluntários que tenham passado por trauma recente

A psicóloga e doutoranda Letícia Leite, do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS, busca voluntários para sua pesquisa que desenvolve um novo modelo de tratamento, não medicamentoso, para auxiliar pessoas que sofrem com o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). O perfil buscado é o de pessoas que tenham passado recentemente por acontecimento traumático (não ..

PUCRS e InsCer recebem financiamento de US$ 2,6 mi do National Institute of Health dos Estados Unidos para estudo inédito sobre consumo de cocaína tipo crack

O Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul e a PUCRS acabam de assinar um acordo de cooperação internacional com a Universidade do Texas – Health Science Center at Houston (EUA) para um estudo inédito no campo de pesquisa da dependência à cocaína tipo crack. Coordenado pelo pesquisador do InsCer e professor da Universidade, ..

Agende-se: já estão abertas as inscrições para a próxima edição do curso Hands On em Neuroimagem Funcional

Os pesquisadores do InsCer Alexandre Franco, PhD e Augusto Buchweitz, PhD são os organizadores do curso Hands-On em Neuroimagem Funcional que ocorre entre os dias 16 e 19 de janeiro de 2018 na faculdade de engenharia da PUCRS e também no Instituto do Cérebro. Os inscritos na atividade, que tem uma semana de duração, vão “aprender fazendo” – como ..

Hospital São Lucas promove Festa da Natal da Pediatria

Celebração inclui diversas atrações e entrega de presentes Dezembro chegou e, com ele, as atividades em celebração ao Natal. No dia 20 de dezembro, será realizada a Festa de Natal da Pediatria, com a entrega dos presentes para as crianças. A iniciativa será realizada a partir das 14h30, nas quadras do térreo do Parque Esportivo ..

Dra. Paola Pirelli, da Universidade Tor Vergata – Itália, participa ao vivo de aula em Medicina do Sono

Na manhã desta quinta-feira, 16, teve participação especial na disciplina Sleep Medicine, do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde (Escola de Medicina). Paola Pirelli, PhD, da Universidade Tor Vergata (Roma, Itália), participou ao vivo por Skype da aula para falar sobre sua especialidade: a relação dos distúrbios do sono em casos de ..

Especial Projeto Zika: “É uma esperança para pais e mães algo tão inovador”, diz mãe de bebê com microcefalia com início de exames no InsCer

REPORTAGEM ESPECIAL Em 18 de fevereiro de 2016, Alexia, 20 anos, deu entrada no Hospital Regional de Arapiraca (AL) para dar à luz o primeiro filho. Na hora do parto, ouviu o choro de Henri pela primeira vez e, ansiosa, aguardava para pegar o bebê nos braços quando percebeu uma movimentação diferente no bloco cirúrgico. ..