Médicos do grupo de neuroimunologia do HSL e do InsCer são contemplados com bolsas internacionais

Os neurologistas Giordani Passos e Bruna Klein, integrantes do grupo de pesquisa em neuroimunologia do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) e do InsCer, acabam de ser contemplados com bolsas em duas instituições internacionais. Giordani recebeu do Comitê Europeu de Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla (ECTRIMS) uma bolsa para um fellowship (especialização) na área ..

Tecnologia a serviço do ensino da Medicina; aplicativos inovadores serão utilizados em sala de aula

A partir deste semestre, os alunos da Escola de Medicina da PUCRS contam com a ajuda da tecnologia para aprender sobre cirurgia da mão e microcirurgia, por meio de dois aplicativos inovadores. O Hand Surgery Tips traz informações sobre 31 patologias mais frequentes nas urgências de cirurgia da mão, em cinco idiomas (francês, italiano, inglês, espanhol e ..

Programa Criança Feliz é lançado no RS; InsCer é citado como referência em pesquisa na primeira infância

O programa Criança Feliz do governo federal foi lançado na manhã desta segunda-feira (10) no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Mais de 70 municípios gaúchos aderiram ao programa que tem como principal objetivo promover o desenvolvimento infantil nos três primeiros anos de vida. O público-alvo são gestantes, crianças de até 3 anos e suas famílias beneficiárias ..

Doutorando busca participantes para pesquisa sobre a influência de dialeto alemão no processamento da leitura

O doutorando Escola de Humanidades da PUCRS, Bernardo Kolling Limberger busca em Porto Alegre e na região metropolitana voluntários que queiram participar de pesquisa sobre a influência da variedade alemã Hunsrückisch no processamento de leitura. O objetivo geral é investigar a influência do hunsriqueano (hunsrückisch/hunsrik) no processamento da leitura. O estudo poderá fornecer implicações para ..

Entrevista: pesquisa, biomedicina e docência na rotina de Samuel Greggio, do Centro de Pesquisa Pré-Clínica

Samuel é um jovem pesquisador e já possui um doutorado em Medicina Pediatria e Saúde da Criança pela PUCRS, quando pesquisou sobre terapias inovadoras em hipóxia-isquemia experimental (neuropeptídios e células-tronco de sangue de cordão umbilical). Em 2013, ele concluiu um pós-doutorado na UCLA (University of California, Los Angeles), na área de imagem molecular. Além de ..

Artigo publicado em periódico internacional mostra resultados de estudo com células-tronco no tratamento de pacientes com epilepsia

Pesquisadores do InsCer publicaram nesta semana no Journal of Tissue Engineering and Regenerative Medicine um artigo com os resultados de uma importante pesquisa: a que utiliza células-tronco no tratamento de pacientes com epilepsia do lobo temporal. Os resultados são decorrentes da chamada Fase 1 do estudo, que teve duração de quatro anos e contou com a ..

Mal de Alzheimer: publicação no periódico Nature Neuroscience quebra paradigma na interpretação do exame de imagem para o diagnóstico da doença

O pesquisador do InsCer Prof. Dr. Eduardo Zimmer, integrante do Alzheimer´s Team do Instituto e pesquisador no Departamento e PPG de Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), acaba de publicar com neurocientistas renomados um artigo no periódico Nature Neuroscience que quebra paradigmas na interpretação do exame de imagem utilizado para a ..

Abaixo-assinado do SINEPE/RS contra o fim da filantropia

A Rede Marista apoia o abaixo-assinado do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) contra o fim da filantropia. A medida adotada pela entidade visa combater a proposta, atualmente em tramitação no Congresso, que visa a extinção do programa. Segundo o Sinepe/RS, cerca de 100 mil estudantes perderão bolsas de estudo parciais ..