11 de Julho de 2019

Ministro astronauta Marcos Pontes visita o InsCer pela primeira vez

DSC_0874-1-819x499

Na tarde desta quinta-feira, o Instituto do Cérebro do RS recebeu a visita dos ministros Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e Osmar Terra, da Cidadania. O único brasileiro que esteve em uma missão espacial, o astronauta Pontes demonstrou muito interesse nas pesquisas realizadas no InsCer e ficou impressionado com a atual estrutura, ao conhecer o Centro de Produção de Radiofármacos (CPR), onde está instalado o cíclotron, equipamento acelerador de partículas. Curioso, Pontes fez vários apontamentos e perguntas sobre o equipamento e a produção de radiofármacos para a responsável pelo CPR, Louise Hartmann, e o físico João Alfredo Borges.

Pontes e Terra se reuniram com o vice-reitor da PUCRS e diretor do Instituto do Cérebro do RS, Jaderson Costa da Costa, com o superintendente de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e prof. da Escola de Medicina da PUCRS, Douglas Sato, e o coordenador de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais, Augusto Buchweitz. Eles conversaram sobre pesquisas com células-tronco, inteligência artificial e outras desenvolvidas no InsCer relacionadas ao aprendizado infantil.

Na comitiva de acolhida aos ministros, também esteve presente o deputado estadual Tiago Simon e pesquisadores do Laboratório de Neurociências do InsCer, Denise Cantarelli, coordenadora de Pesquisa Experimental e Daniel Marinowic, pesquisador e professor da Escola de Medicina da PUCRS.

Após a visita ao InsCer, os ministros seguiram o caminho para conhecer o Tecnopuc.