• 2019_03_29_kiyo_lindau_meeting(Christian_Flemming)
  • lindau_meeting

Kiyo Costa Higuchi participará do 69º Lindau Nobel Laureate Meeting, na Alemanha

A mestranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais (PGETEMA) e bacharela em Física pela PUCRS, Kiyo Costa Higuchi, representará a Universidade em um dos eventos mais importantes do meio acadêmico: o Lindau Nobel Laureate Meeting 2019, que acontece entre os dias 30 de junho e 5 de julho, na Alemanha. Realizado anualmente, reúne de 30 a 40 laureados com o Prêmio Nobel para conhecer a próxima geração de cientistas de diferentes partes do mundo. Este ano, o foco está na área da física. Em razão do convênio firmado entre a Fundação Lindau, organizadora dos encontros, e a Associação Columbus, a qual a PUCRS integra, Kiyo poderá participar da reunião com a isenção total da taxa de participação, no valor de 5 mil euros.

A estudante do PGETEMA se mostra animada com a oportunidade. “Estou muito curiosa quanto ao evento, principalmente porque as pautas desse ano envolvem assuntos recentíssimos, como as ondas gravitacionais, que foram detectadas pela primeira vez em 2015. Além de ter a oportunidade única de ouvir diretamente dos pesquisadores mais renomados dessa e de outras áreas, espero conhecer cientistas de diversas gerações e países, o que é sempre uma experiência enriquecedora”, comenta a mestranda.

O coordenador do curso de Física, da Escola de Ciências, Cássio Stein de Moura, responsável pela indicação da aluna ao evento, também comemora a oportunidade conquistada pela estudante. “A física Kiyo foi selecionada dentre candidatos do mundo todo, dos quais apenas 580 foram selecionados. Já confirmaram presença 29 ganhadores do Prêmio Nobel em Física, incluindo Claude Cohen-Tannoudji, que é autor de um livro de Física Quântica, o qual a Kiyo estudou durante a graduação. Será uma excelente oportunidade para conhecer esses cientistas que mudaram o mundo com suas ideias e que continuarão influenciando a sociedade no futuro. Será uma excelente inspiração para levar cada um dos participantes a levantar voos mais altos”, completa o docente.

Para a coordenadora executiva do Escritório de Cooperação Internacional que mediou a indicação da aluna PUCRS com a Associação Columbus, Heloísa Delgado, a oportunidade representa a qualidade e capacidade de candidatura de nossos alunos em eventos internacionais deste calibre. “Continuaremos com a nossa missão de tornar nossa comunidade mundialmente reconhecida”, completa.

Desde 2017, Kiyo integra o LaNeurotox, o Laboratório de Neurotoxinas do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), coordenado pela professora Célia Carlini. A estudante está inserida em diversos projetos de pesquisa envolvendo ureases, enzimas presentes em plantas, fungos e bactérias, responsáveis por catalisar a reação da hidrólise da ureia. Em seu projeto de mestrado, a estudante visa a estudar a neurotoxicidade da urease da bactéria Helicobacter pylori. O H. pylori foi a primeira bactéria a ser classificada como carcinogênica pela Organização Mundial de Saúde e infecta cerca de 60% da população mundial, embora a maioria dos infectados não apresente nenhum sintoma. “A pesquisa do meu mestrado envolve várias metodologias de imageamento com moléculas fluorescentes e está sendo realizada em conjunto com o NanoPUC, sob orientação do professor Ricardo Papaléo”, completa Kiyo.