• barra site 2

Nos dias 9 e 10 de outubro, a Liga do Cérebro da PUCRS e do InsCer (Licer) promove o I Seminário de Neuroimunologia, evento voltado a acadêmicos e residentes da Escola de Medicina e dos programas de pós-graduação ligados ao tema na universidade e demais instituições. O evento ocorre no Auditório I da Escola de Medicina, que fica no 3º andar do Hospital São Lucas da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6681 – Jardim Botânico, Porto Alegre) e contará com a participação dos pesquisadores do Grupo de Neuroimunologia HSL/InsCer, liderados pelos professores Dr. Jefferson Becker e Dr. Douglas Sato. O evento conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Pesquisa e Tratamento em Esclerose Múltipla (BCTRIMS) e do Instituto do Cérebro.

De acordo com um dos organizadores do seminário, o acadêmico do 10º semestre de medicina Lucas Gonçalves, o objetivo do evento é despertar o interesse dos estudantes e profissionais da saúde para o tema. “Nosso seminário contará com grandes nomes da Neuroimunologia e esta será uma ótima oportunidade para que os participantes tenham um melhor entendimento das doenças imunomediadas, bem como das opções terapêuticas disponíveis para o tratamento”.

Para realizar a inscrição, basta enviar um e-mail para o e-mail  ligadocerebropucrs@gmail.com. O valor de inscrição será dois quilos de alimento não perecível, especificamente arroz, feijão ou leite. Os alimentos arrecadados serão doados a instituições sociais maristas localizadas na Capital. As vagas são limitadas.

Confira a programação:

9/10 – Segunda-feira: Imunologia Básica e Aplicada

18h50 – Abertura

19h – Aspectos imunológicos das doenças imunomediadas do Sistema Nervoso Central, com Dra. Bruna Klein

19h40 – Fundamentos das terapias imunomoduladoras e imunossupressoras, com Dr. Giordani Passos

10/10 – Terça-feira: Neuroimunologia Clínica

19h – Esclerose Múltipla (do diagnóstico ao tratamento), com Prof. Dr. Jefferson Becker

19h40 – Espectro da Neuromielite Óptica, com Prof. Dr. Douglas Sato

20h20 – Neuroimagem no diagnóstico das Doenças Neuroimunológicas, com Dr. Ricardo Paganin

21h – Encerramento