• fachada inscer

Dando continuidade ao projeto de ampliação do Instituto do Cérebro do RS, foram colocados tapumes no entorno do prédio, e as vagas de estacionamento disponíveis serão interditadas a partir do dia 02 de janeiro de 2019. Em função disso, a alternativa para os veículos é a utilização do estacionamento coberto do Parque Esportivo*.

Já iniciadas, as obras têm previsão de conclusão para abril de 2020 e irão triplicar o tamanho do Instituto. Durante este período, todas as atividades atuais serão mantidas: os exames feitos no Centro de Imagem, as pesquisas clínicas e pré-clínicas e a produção de radiofármacos. Os clientes não terão nenhum prejuízo em relação aos atendimentos realizados.

Pedimos a compreensão dos colaboradores e público externo durante este período. É uma fase necessária para uma transformação que vai beneficiar a todos, com mais espaço para cada uma das áreas e maior capacidade de atendimentos aos clientes.

SOBRE AS OBRAS DE AMPLIAÇÃO

Atualmente, o Instituto do Cérebro ocupa uma área de 2.549 metros quadrados, correspondendo a aproximadamente 40% da área originalmente projetada. A ideia da ampliação é completar a área correspondente ao projeto original, chegando ao total de 9.335 metros quadrados.

Com a nova estrutura, o Centro de Produção de Radiofármacos vai ter sua capacidade de desenvolvimento ampliada e todo o processo de produção destes novos produtos vai ocorrer dentro do InsCer, desde a pesquisa básica para descobrir novos biomarcadores, até a aplicação em pacientes.

Também estão previstos sete laboratórios altamente equipados. Os ambientes serão dedicados exclusivamente às pesquisas experimentais em neurociências, incluindo o Centro de Memória, onde atua o renomado pesquisador Ivan Izquierdo.

O ambulatório de pesquisa aplicada terá nove espaços dedicados a pacientes das pesquisas desenvolvidas no InsCer; duas suítes de polissonografia e uma sala para o simulador de ressonância, equipamento usado em pacientes que tem fobias. O Centro de Imagem, onde são realizados os exames, vai ser expandido, com a aquisição de um novo equipamento de ressonância magnética de ponta e outro equipamento de tomografia, duplicando os exames oferecidos à comunidade.

A recepção vai ser renovada, oferecendo maior conforto aos clientes, que também vão contar com um bistrô para alimentação e um moderno auditório com 240 lugares para uso da comunidade científica, acadêmica e da população.

A ampliação do Inscer é a primeira obra prevista no projeto Campus da Saúde, iniciativa inovadora no Sul do Brasil voltada ao ensino, à assistência e à promoção da saúde, de maneira integrada e multidisciplinar. O Campus congrega as Escolas de Ciências da Saúde e Medicina da PUCRS, com seis empreendimentos dedicados a essa área: além do Inscer, o Hospital São Lucas, o Parque Esportivo, o Centro de Reabilitação, o Centro Clínico e o futuro Healthcenter Care, um centro com serviços diferenciados voltados à saúde e ao bem-estar, que está em fase de desenvolvimento.

SOBRE O INSCER

Em atividade há seis anos, o Instituto do Cérebro nasceu como uma aposta inovadora, multidisciplinar e multi-institucional, permitindo a pesquisadores de diferentes áreas e domínios reunirem-se em torno de um objetivo comum: avaliar, desenvolver e aplicar novas tecnologias, processos e tratamentos em saúde, notadamente no campo da neurologia. Um centro que une a pesquisa, a área acadêmica e a assistência em prol da saúde e bem-estar do ser humano.

*O acesso ao Parque Esportivo se dá pela Avenida Cristiano Fischer ou pela Avenida Ipiranga.

Qualquer dúvida, ligue para (51) 3320 5959.