• liga 8
  • medicos 4
  • liga 9
  • liga 3
  • hottcells 1
  • Capela para síntese de radiofármacos
  • InsCer

O InsCer é um espaço multidisciplinar de conhecimento, voltado a práticas que buscam a constante inovação da ciência ao tratamento de inúmeras doenças. Profissionais e bolsistas de diversas áreas têm à disposição uma infraestrutura com tecnologia de ponta, possibilitada pela integração entre a teoria aprendida em sala de aula e a prática estabelecida nas unidades e institutos da PUCRS. No vídeo abaixo, você confere um pouco dessa integração.

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) oferece cursos que englobam esse espaço, onde a troca de conhecimento promove pesquisas de alto desempenho e oferece o que há de melhor em assistência médica. Conheça os cursos ligados a nossas atividades:

MEDICINA

O curso de medicina tem intensa ligação com o InsCer. Professores da PUCRS atuam no avanço da ciência, buscando o que há de mais novo na área médica, em disciplinas que se imbricam e promovem a descoberta de novas perspectivas em relação não só ao cérebro, mas ao organismo como um todo. Além disso, no Centro de Imagem Molecular, os médicos radiologistas e nucleares promovem diagnósticos precisos e de qualidade, pela experiência adquirida, pelo alto grau de conhecimento e pelos equipamentos disponíveis. Avanços na ciência sobre Alzheimer, Esclerose Múltipla, Parkinson e outras doenças, bem como estudos sobre o sono em crianças e adolescentes são apenas algumas das qualificadas pesquisas desenvolvidas no Instituto.

A faculdade de Medicina da PUCRS é embasada nos valores e princípios da competência técnica, do comprometimento ético-social e do desenvolvimento científico e humanístico, valores que permeiam as atividades do Instituto. As disciplinas são focadas em promoção, prevenção, diagnóstico, terapia e reabilitação em saúde. Conteúdos como Ética e Bioética, Atenção integral à Saúde e Humanização da Assistência acompanham a formação do aluno durante todo o curso, além das práticas em laboratórios especializados e com pacientes. Estudantes de medicina têm contato com o InsCer desde o início do curso, formando grupos como a Liga do Cérebro, composta por jovens estudantes que colocam em prática o que aprendem em sala de aula.

A Faculdade de Medicina da PUCRS oferece ainda cursos de Residência Médica, Especialização e Extensão. Se você quiser continuar seus estudos, há ainda dois programas de Pós-Graduação (mestrado e doutorado): Medicina e Ciências da Saúde e Pediatria e Saúde da Criança.

Clique aqui para navegar pelo site da Faculdade de Medicina da PUCRS.

Conheça o programa de Pós-Graduação em Medicina da Universidade.

 

FARMÁCIA

O InsCer conta desde sua fundação com um espaço inovador: o Centro de Produção de Radiofármacos. Nesse local, atua uma equipe voltada à produção de fármacos que são utilizados em exames de Imagem realizados em equipamentos como o PET/CT (tomografia por emissão de pósitrons/tomografia computadorizada). Os farmacêuticos têm acesso a um espaço de alta tecnologia, com produção que atende aos pacientes do Centro de Imagem Molecular do InsCer.

A PUCRS conta com o curso de Farmácia, no qual teoria e prática são aplicadas simultaneamente durante o aprendizado dos estudantes, com aulas em laboratórios modernos e estágios possíveis no Instituto. Além disso, parte do curso pode ser realizada em outros países pelo programa de mobilidade acadêmica. As disciplinas abordam toda a cadeia de produção de medicamentos, dos manipulados aos industriais, sua distribuição comercial e em redes de saúde hospitalar, acompanhamento e atenção ao paciente.

Também são oferecidos cursos de especialização, mestrado e doutorado em diversas áreas para o Farmacêutico. Há o Mestrado profissional em Biotecnologia Farmacêutica e cursos de especialização em Diagnóstico Laboratorial, Cosmetologia, Farmácia clínica e Toxicologia e Farmacologia.

Clique aqui para navegar pelo site da Faculdade de Farmácia da PUCRS.

Conheça o programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Farmacêutica da Universidade.

 

QUÍMICA

Os profissionais de química atuam no Instituto especialmente no avançado Centro de Produção de Radiofármacos. No local, são sintetizadas moléculas na produção dos radiofármacos, como o FDG-18, utilizado nos exames realizados na medicina nuclear. Um ambiente de alto padrão tecnológico, onde são disponibilizadas ferramentas necessárias para um conhecimento amplo na área.

Os cursos de Química e Química Industrial da PUCRS são muito inovadores e preparam o estudante para futuras oportunidades na equipe do InsCer. Aliando teoria e prática, o aprendizado tem foco na pesquisa associada à graduação. É possível participar de projetos, monitorias e estágios durante os sete semestres do curso. As principais disciplinas vão desde as básicas Física e Matemática até as específicas, tais como Química Geral, Orgânica, Inorgânica, Analítica, Físico-Química e História da Química.

Os cursos também trabalham com a inclusão social e digital na formação do professor que atuará em escolas depois de formado. Tanto a metodologia quanto o conteúdo são alinhados aos conceitos mais atuais de mídias integradas e seus ambientes de aprendizagem. Além disso, são oferecidos no programa de Pós-Graduação os cursos de Mestrado e Doutorado na área.

Conheça mais sobre os cursos no site da faculdade de Química da PUCRS.

Conheça o programa de Pós-Graduação em Química da Universidade.

 

FÍSICA MÉDICA

Acelerador de partículas parece um termo de ficção científica. No InsCer, porém, se trata de uma inovação presente na rotina das práticas de produção. O Instituto do Cérebro conta com um cíclotron, que opera todos os dias no desenvolvimento dos nossos radiofármacos. E os profissionais de Física estão diretamente ligados a esse processo, trabalhando na produção dos radiofármacos e dos biomarcadores que buscam melhorar a vida dos pacientes atendidos no Instituto.

Você pode ter contato com esse universo cursando a faculdade de Física Médica da PUCRS. No curso, as disciplinas têm como principais abordagens conteúdos relativos à Física das Radiações Ionizantes e Não Ionizantes, Radiologia, Medicina Nuclear, Radioterapia, Proteção Radiológica, Ressonância Magnética, Ultrassom e Processamento de Imagens Médicas.

O físico médico pode atuar na formação de profissionais da saúde, no desenvolvimento de pesquisas, em programas de garantia da qualidade, na dosimetria das radiações e na proteção radiológica.

Clique aqui para navegar pelo site da Faculdade de Física da PUCRS.

 

MATEMÁTICA

O curso de matemática também está presente no Instituto do Cérebro, onde são realizados estudos como o da utilização de equações diferenciais e técnicas na modelagem de processos para determinar a concentração do radiofármacos na investigação de tumores, entre outras pesquisas.

As principais disciplinas da Faculdade de Matemática da PUCRS ocupam o espaço orientado pelos eixos de formação básica (Cálculo + Álgebra + Geometria), formação específica (Matemática Financeira + Linguagem Brasileira de Sinais + Evolução do Pensamento Matemático) e formação pedagógica (Metodologias + Estágios). Com o curso, são formados profissionais qualificados para compreender, criticar e utilizar novas ideias matemáticas, pedagógicas e tecnológicas. Além disso, a PUCRS conta com mestrado e doutorado na área.

Clique aqui para navegar pelo site da Faculdade de Matemática da PUCRS.

Conheça o programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências em Matemática.

 

LETRAS

O curso de Letras também está presente nas pesquisas realizadas no Instituto. Os projetos Acerta e de Tomada de Decisões no Facebook associam a tecnologia da neuroimagem às práticas e teorias da área, na busca de resultados sobre transtornos de aprendizagem (como a dislexia e discalculia) e sobre como funciona a tomada de decisões on-line e off-line.

A faculdade de Letras da PUCRS proporciona a formação acadêmica em Língua Portuguesa, em Língua Inglesa e em Língua Espanhola e suas respectivas literaturas. A licenciatura em Língua Portuguesa oportuniza a atuação nessas pesquisas e também oferece, em sua matriz curricular, formação em Escrita Criativa e em Assessoria Linguística. Além disso, é possível estender os estudos nos cursos de Mestrado e Doutorado do programa de Pós-Graduação da área de conhecimento.

Clique aqui para navegar pelo site da Faculdade de Letras da PUCRS.

Conheça o programa de Pós-Graduação em Letras.

 

ENGENHARIA

Profissionais e bolsistas da área de engenharia atuam principalmente nos estudos com a realização de exames de Ressonância Magnética Funcional. Uma dessas atuações é uma pesquisa em neuroimagem em estado de descanso (Resting State). Em parceria com a New York University, os pesquisadores desenvolvem e validam novas técnicas de captação rápida de exames de ressonância magnética, nos quais é permitido ao paciente respirar livremente. Outra pesquisa da engenharia é o desenvolvimento do Phantom for Measuring the Stability of Functional Sequences, um protótipo criado para a determinação da estabilidade de sequências funcionais em aparelhos de ressonância magnética (RM).

Das seis habilitações da graduação em Engenharia da PUCRS, a mais aplicada ao InsCer é a de Engenharia Elétrica. O curso de graduação aborda as áreas de projeto e desenvolvimento de componentes eletrônicos, equipamentos e sistemas eletroeletrônicos, utilizados nas áreas de automação industrial e residencial, bioengenharia, sistemas embarcados na linha automotiva e telecomunicação. A faculdade oferece a oportunidade de desenvolvimento de competências e habilidades gerenciais e comportamentais para futuros trabalhos em projetos de pesquisa destinados ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras. Há ainda a oportunidade de cursar os programas de Pós-Graduação da área na Universidade, especialmente o mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica que têm como um dos eixos o estudo da engenharia biomédica.

Clique aqui para navegar pelo site da Faculdade de Engenharia da PUCRS.

Conheça o programa de Pós-Graduação em Engenharia.

 

INFORMÁTICA

Com o avanço da tecnologia, os recursos com aplicativos se tornam uma opção prática, simples e de fácil uso pelos profissionais da saúde e servem  como instrumentos de avaliação e de armazenamento de dados de pacientes. No InsCer, alunos das faculdades da área da Informática da PUCRS desenvolvem aplicativos como o Teste seu Cérebro, que tem como objetivo  verificar se um idoso apresenta risco para desenvolver  algum tipo de doença degenerativa cerebral, ou mesmo para a verificação de que suas queixas de dificuldades não são indicativas de alteração cognitiva, mas um declínio normal da idade.

A Faculdade abriga atualmente três cursos de graduação: bacharelado em Engenharia de Software, bacharelado em Ciência da Computação e bacharelado em Sistemas de Informação, além de oferecer em parceria o curso de Engenharia de Computação de responsabilidade da Faculdade de Engenharia. A Faculdade conta ainda com um Programa de Pós-Graduação que oferece os cursos de Mestrado e de Doutorado em Ciência da Computação e especializações em: Informática na Educação, Gerenciamento de Projetos com ênfase em Tecnologia da Informação, Especialização em Jogos Digitais (em parceria com a Faculdade de Comunicação Social) e Especialização em Educação a Distância com Ênfase na Docência e Tutoria em EAD.

Clique aqui para navegar pelo site da Faculdade de Informática da PUCRS.

Conheça o programa de Pós-Graduação em Informática.

 

FILOSOFIA

O curso de filosofia da PUCRS está presente no InsCer em projetos multidisciplinares. Um exemplo dessa atuação se dá através do Grupo de Neurofilosofia da PUCRS, pelo projeto Mídias sociais e tomadas de decisão, que tem o objetivo de investigar como decisões sobre problemas do cotidiano são tomadas enquanto acontecem no dia-a-dia (fora das redes sociais) e nas mídias sociais – que se instanciam on-line. A partir de uma investigação inicial com alunos de graduação da PUCRS, questionários sobre o uso da internet permitiram identificar usuários frequentes (viciados em redes sociais) e pouco, ou nada, frequentes das redes sociais. Em uma segunda etapa, através de uma técnica de análise de dados que se vale da inteligência artificial, os pesquisadores pretendem identificar os aditos e os usuários nada frequentes utilizando, tão somente, a forma como o cérebro responde às situações criadas (uma espécie de leitura da mente).

Na Faculdade de Filosofia da PUCRS são oferecidas disciplinas que abrangem diversas escolas filosóficas, destacando-se Formação Filosófica (História da Filosofia, Antropologia Filosófica, Lógica, Teoria do Conhecimento, Metafísica, Ética e Estética) e Formação Prático-Filosófica (Ética Aplicada, Ética Ambiental, Filosofia Social e Política, Filosofia da Ciência, Ciência e Sociedade, Filosofia da Linguagem, Hermenêutica, Seminários Temáticos e Seminários de Obras Filosóficas). O estudante se torna um profissional apto a refletir criticamente sobre a realidade social em que está inserido, com competência para o diálogo interdisciplinar, para a análise teórico-conceitual, para a argumentação e para a descoberta e a solução de problemas. O bacharelado possui orientação para a pesquisa acadêmica e o curso de Filosofia conta ainda com um programa de Pós-Graduação, com mestrado e doutorado na área.

Clique aqui para navegar pelo site da Faculdade de Filosofia da PUCRS.

Conheça o programa de Pós-Graduação em Filosofia da universidade.

 

PARCERIA PERMANENTE COM INSTITUTOS – IGG E IPB

O Inscer mantém uma parceria constante e produtiva com outros dois institutos da PUCRS: o Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) e o Instituto de Pesquisas Biomédicas (IPB). Nesses espaços, são desenvolvidas pesquisas importantes e que se amparam na expertise de profissionais e pesquisadores em diversas áreas, tais como as doenças neurodegenerativas (como Alzheimer, Esclerose Múltipla e Parkinson) e demências em geral.

O IGG é uma unidade acadêmica da PUCRS ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, que se dedica a diferentes ações interdisciplinares relacionadas à pesquisa, ao ensino de pós-graduação (residência, especialização, mestrado e doutorado), à extensão na área do envelhecimento e à assistência. Em parceria com o Hospital São Lucas da PUCRS, mantém o Serviço de Geriatria que presta assistência ambulatorial e hospitalar à população idosa (Centro de Referência do Ministério da Saúde). Através do Instituto, são oferecidos cursos de mestrado e doutorado em Gerontologia Biomédica.

O IPB é um centro de excelência em pesquisa biomédica, desenvolvendo projetos em pesquisa básica, na elucidação de mecanismos fisiopatogênicos e na aplicação de tecnologias avançadas, com ênfase em estudos translacionais. As atividades são desenvolvidas através de uma rede de parcerias dos diferentes laboratórios e centros do Instituto com centros de pesquisas nacionais e internacionais.

Conheça o site do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS

Saiba mais sobre o programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

Clique aqui e confira mais informações no site do Instituto de Pesquisas Biomédicas