• card-diadacrianca-02

Entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, ilustrações realizadas por estudantes e educandos dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista serão expostas na Biblioteca Central da PUCRS. Eles foram convidados a produzir desenhos que representassem o que é, na concepção deles, cuidar da vida da criança. A atividade foi contextualizada a partir do documento Direitos Humanos de Crianças, Adolescentes e Jovens: Diretrizes para o Brasil Marista e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Segundo o Coordenador da Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente da Rede Marista, Ir. Sandro Bobrzyk, o objetivo da ação foi promover diálogo com crianças e adultos sobre a proteção da vida. “Acreditamos que uma infância bem vivida gera no ser humano qualidades imensuráveis que ele levará por toda sua vida”, explica. “Queremos, cada vez mais, pautar uma reflexão sobre mudanças de atitude frente às diversas situações de negligência vividas pelas crianças”.

Comprometimento com a promoção da vida

A Rede Marista possui políticas institucionais de proteção integral às crianças, adolescentes e jovens, que embasam a atuação das pessoas que trabalham nos empreendimentos e unidades. Além de promover campanhas educativas e contar com o Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, a instituição possui com o canal Nossos Valores, espaço que apresenta o Código de Conduta e os parâmetros éticos que guiam a missão marista. Nessa plataforma online, todos podem comunicar, de modo seguro e anônimo, preocupações, dúvidas e sugestões.