• augusto capes

A Capes, uma das mais importantes agências de fomento à pesquisa no país, deu destaque a um artigo produzido pelo pesquisador do Instituto do Cérebro do RS e professor da Escola de Ciências da Saúde da PUCRS, Augusto Buchweitz. A matéria está na capa do site da Capes e aborda um artigo produzido pelo pesquisador e equipe sobre as bases neurais da dislexia do desenvolvimento em crianças brasileiras, objeto de pesquisa do projeto ACERTA, que é financiado pela Capes.

O artigo é o primeiro com dados coletados no Brasil com neuroimagem funcional sobre a população disléxica e traz informações inéditas referentes ao funcionamento do cérebro da criança com dislexia.

Estes dados foram adquiridos por meio do projeto em desenvolvimento no Instituto do Cérebro do RS denominado ACERTA, que surgiu com o objetivo de melhor entender as mudanças que ocorrem no cérebro das crianças em fase de alfabetização e responder ao questionamento de muitos professores e pais: por que algumas crianças desenvolvem transtornos de aprendizagem?

A pesquisa tem sido desenvolvida com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e já analisou mais de 400 crianças de 9 a 13 anos. Elas receberam uma devolutiva por profissionais de fonoaudiologia, a partir das avaliações de histórico médico, neuropsicologia, leitura e escrita e neuroimagem. “Esta devolutiva ajuda a informar os pais e a escola sobre a dislexia do desenvolvimento e como melhor lidar com esta dificuldade de leitura que fará parte da vida da criança”, esclarece Buchweitz.

O projeto ainda está em andamento. Quem se encaixar no perfil pode entrar em contato com os pesquisadores por meio do email projetoacerta@gmail.com

Para ler a matéria que saiu no site da CAPES, acesse:

Para ler o artigo completo, acesse: