• apresentacao_2
  • apresentacao_3
  • apresentacao_4

O Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul – PUCRS (InsCer) tem em seus principais objetivos associar tecnologia de ponta e pesquisa aplicada em benefício do paciente. Mantido pela União Brasileira de Educação e Assistência (UBEA), é conduzido por um time de neurocientistas renomados mundialmente e está comprometido com o desafio de prestar assistência neurológica de qualidade, mediante o desenvolvimento e o emprego de tecnologias inovadoras. Conta com a participação dos pesquisadores e professores da PUCRS, a fim de estabelecer um elo constante entre a pesquisa e assistência médica.

O Instituto do Cérebro constitui uma proposta inovadora, multidisciplinar e multi-institucional que permite aos pesquisadores de diferentes áreas e domínios se reúnam em torno de um objetivo comum: avaliar, desenvolver e aplicar novas tecnologias, processos e tratamentos em neurologia. A relevância de sua atuação está ligada a dados epidemiológicos que evidenciam o aumento de doenças neurológicas neurodegenerativas, como a demência de Alzheimer, e a gravidade de sequelas neurológicas, como as decorrentes de acidente vasculares cerebrais.

A Ubea

A União Brasileira de Educação e Assistência (Ubea) é uma instituição beneficente de assistência social, educacional, comunitária, filantrópica e sem fins lucrativos. Ao ser a mantenedora do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, a Ubea tem como objetivo fomentar a produção científica na área da neurologia e prestar um serviço de qualidade à população. Valores como humanização, inovação e pioneirismo fazem parte da filosofia do InsCer e por isso estão alinhados à missão da Ubea.

A mantenedora tem como finalidade promover a educação – em especial a Educação Superior -, a assistência social, a saúde, a cultura, a pesquisa, o esporte, a ecologia, a proteção do meio ambiente, a qualificação profissional, a integração ao mercado de trabalho e outras atividades beneficentes de forma integrada às políticas setoriais, visando o atendimento, o assessoramento, a defesa e garantia de direitos, podendo, para tanto, firmar convênios, contratos e parcerias.

Objetivos do InsCer

Estão entre os propósitos de atuação do InsCer:

* Estabelecer um centro de referência nacional para a pesquisa e produção de radiofármacos de meia-vida curta.

* Propiciar o acesso da população do Brasil a uma tecnologia revolucionária no campo da investigação clínica por imagem molecular, o PET/CT, bem como a ressonância magnética de alto campo, atualmente consideradas como as metodologias de melhor sensibilidade, precisão e especificidade na investigação de doenças neurológicas e oncológicas.

* Disponibilizar os radioisótopos produzidos pelo cíclotron para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas nas áreas da Neurologia,
Oncologia, Biologia/Radiobiologia, Farmácia, Química, Física e Engenharia Biomédica, entre outras.

* Desenvolver pesquisas com orientação clínica tendo como ênfase a neurologia e a oncologia, compreendendo a avaliação do metabolismo cerebral, estudos das demências (como a de Alzheimer), das epilepsias, da doença de Parkinson, das doenças vasculares, neuropsiquiátricas e neuro-oncológicas.

* Diagnosticar precocemente doenças graves, como Câncer e Doença de Alzheimer.

* Auxiliar na recuperação de pacientes que apresentam sequelas neurológicas.

* Desenvolver novos fármacos e novos tratamentos em neurologia.

* Formar recursos humanos para atender essas novas demandas tecnológicas.

* Divulgar para a comunidade os constantes avanços no entendimento do cérebro e das doenças cerebrais.

* Constituir um referencial médico-científico de dimensão internacional.

 

Missão

Inspirados no carisma e nos valores maristas, promovemos o cuidado com a vida, por meio da inovação, ensino, pesquisa e assistência, em prol da saúde e do bem-estar das pessoas.

Visão

Seremos referência nacional e internacional em pesquisa, desenvolvimento e assistência, com ênfase em neurociências.

Valores

Amor ao Trabalho

Audácia

Espírito de Família

Espiritualidade

Presença

Simplicidade

Solidariedade

 

PALAVRAS DO DIRETOR

“No livro Awakenings, Oliver Sacks relata a história do médico pesquisador que atende, na ala de doenças crônicas em um hospital neurológico, pacientes acometidos de estado catatônico por sequela de encefalite letárgica. Prescrevendo um medicamento hoje amplamente utilizado no tratamento da doença de Parkinson, o L-DOPA, consegue “despertá-los”. Livram-se daquele estado catatônico e despertam para a vida. É a ciência devolvendo a esperança a esses pacientes.

No Instituto do cérebro também vivemos momentos de despertar e de esperança. Despertar para novos conhecimentos, novas possibilidades e esperança em novas descobertas e em possíveis curas. Queremos levar cada vez mais a nossa comunidade nossos estudos e nossas pesquisas. O InsCer se legitima na sua determinação de atender as expectativas de sua comunidade e no comprometimento de buscar o conhecimento e descobertas que aliviem o sofrimento dos pacientes”.

PUCRS

Reitor
Ir. Evilázio Teixeira

Vice-Reitor
Prof. Dr. Jaderson Costa da Costa

Pró-Reitor de Administração e Finanças
Prof. Dr. Alam de Oliveira Casartelli

Pró-Reitora Acadêmica
Profª. Dra. Mágda Rodrigues da Cunha

Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento
Profª. Dra. Carla Denise Bonan

Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários
Prof. Dr. Sérgio Luiz Lessa de Gusmão

Diretor do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul – PUCRS
Prof. Dr. Jaderson Costa da Costa

Vice-Diretora do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul – PUCRS
Profª. Drª. Magda Lahorgue Nunes

 

UBEA

Presidente
Ir. Inacio Nestor Etges

Vice-presidente
Ir. Deivis Alexandre Fischer

Tesoureiro
Ir. Lauro Francisco Hochscheidt

Secretário
Ir. Manuir José Mentges

Conselheiros
Álvaro Luis Lopes Quintas
Ir. Evilázio Francisco Borges Teixeira
Ir. Odilmar José Civa Fachi
Paulo Otávio Mussi Augusto
Ir. Sebastião Antônio Ferrarini

 

CONSELHO DIRETOR – INSCER

Prof. Dr. Jaderson Costa da Costa, presidente

Profª. Drª. Magda Lahorgue Nunes

Prof. Dr. Alam de Oliveira Casartelli

Profª. Drª. Carla Denise Bonan

Prof. Dr. Jefferson Braga da Silva

Prof. Dr. Marcelo Bonhenberger

Prof. Dr. Marcos Alexandre Másera

Prof. Dr. Matteo Baldisserotto

Dr. Osmar Terra

Clarissa Lopes Bellarmino, Secretária Executiva