• curso-hands-on-783x395
  • curso_neuroimagem_5-860x395
  • curso-2-860x395
  • curso-4-860x395

Os pesquisadores do InsCer Alexandre Franco, PhD e Augusto Buchweitz, PhD são os organizadores do curso Hands-On em Neuroimagem Funcional que ocorre entre os dias 16 e 19 de janeiro de 2018 na faculdade de engenharia da PUCRS e também no Instituto do Cérebro. Os inscritos na atividade, que tem uma semana de duração, vão “aprender fazendo” – como o próprio título curso aponta – as técnicas de produção de imagens com alta resolução. O corpo docente incluirá ainda os professores John VanMeter (diretor do Centro de Neuroimagem da Georgetown University) e Adam Green, PhD, diretor de laboratório na mesma universidade, além de Alessandro Mazzola, físico da PhyMED. As inscrições podem ser feitas através do site do evento (clique aqui ). As vagas são limitadas.

Durante o curso, serão ministradas noções de introdução aos fundamentos de neuroimagem funcional que podem ser aplicados na pesquisa e na área clínica e também conceitos de investigações e de desenvolvimento do cérebro humano. No curso, de acordo com Franco, os alunos serão instigados a compreender o sistema e as bases do sinal de aquisição dessas imagens e serão apresentados a técnicas avançadas de computação para realizar o processamento dos registros. Segundo ele, durante a semana os alunos terão ainda a oportunidade de aplicar seus conhecimentos na prática, processando as imagens que serão coletadas durante o curso no InsCer. “Esse é o único curso, ao que temos conhecimento, em que em uma semana o estudante aprende desde como desenvolver um experimento até coletar as imagens e processar e interpretar os resultados”, ressalta.

Atualmente, a neuroimagem funcional é bastante utilizada para estudos neurológicos, neuropsiquiátricos e de desenvolvimento.