• 15969-NQV61Z

Entre os dias 28 e 30 de agosto acontece no Hospital São Lucas da PUCRS a 22ª Jornada dos Temas de Psiquiatria no Mutante Século XXI. As palestras acontecem no Anfiteatro Ir. José Otão (Avenida Ipiranga, 6690 – 2º andar – Porto Alegre). Neste ano, o professor convidado é o Dr. Valentim Gentil Filho, professor titular de psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP). A jornada terá como temas principais a importância da pesquisa e da inovação na Academia, novas perspectivas cerebrais em relação à obesidade, aprendizagem, suicídio entre adolescentes, idoso e mundo contemporâneo e efeito da maconha sobre o cérebro, entre outros.

A edição contará ainda com o Prêmio Professor Norton Marc, com possibilidade de submissão de pôsteres até o dia 20 de agosto. Os premiados receberão inscrição no Congresso Brasileiro de Psiquiatria de 2018 (1° lugar), uma inscrição no Congresso Cérebro, Comportamento e Emoções 2018 (2° lugar) e uma inscrição na 23ª Jornada dos Temas de Psiquiatria 2018 (3º lugar).

Confira a programação completa:

28 de agosto, segunda-feira

19h        Abertura

Dr. Jaderson Costa da Costa, diretor do InsCer e vice-reitor da PUCRS

A importância da pesquisa e inovação para a Universidade

Dr. Ricardo Pessini Paganin, médico radiologista no InsCer

Desconexão entre amígdala e ínsula posterior: nova luz sobre a obesidade

Dr. César Luís de Souza Brito

Aspectos psiquiátricos da obesidade e da cirurgia bariátrica

Coordenador: Dr. Lucas Spanemberg

Debatedores: Dra. Luísa Weber Bisol e Dr. Luís Souza Motta

29 de agosto, terça-feira

Dr. Luiz Gustavo Guilhermano

Cérebro: o lúdico e a aprendizagem

Dra. Gibsi Possapp Rocha

Efeito “Werther” e 13 razões: adolescentes são suscetíveis a comportamentos autodestrutivos?

Dr. Alfredo Cataldo Neto

O idoso no mundo contemporâneo

30 de agosto, quarta-feira

Dr. Valentim Gentil Filho

Efeitos graves da maconha: uma visão médica

Edson Matsuo

IKIGAI: um método japonês para prevenção de burnout

Dr. Pedro Eugênio Ferreira, pesquisador do InsCer e grupo de pesquisa

Neuroimagem em dependentes de crack: o que estamos olhando?

Coordenador: Dr. Paulo Roberto Zimmermann

Debatedores: Dr. Jefferson Braga da Silva, decano da Escola de Medicina e Dr. Marco Antônio Pacheco

As inscrições podem ser feitas através do site do Centro de Estudos de Psiquiatria Integrada (Cenespi), realizadora do evento.  A jornada é uma realização do com patrocínio master do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento das Federadas e Núcleos Associativos (Associação Brasileira de Psiquiatria). As instituições parceiras são o Instituto do Cérebro, a Escola de Medicina da PUCRS, o Hospital São Lucas e a Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul. Mais informações pelo e-mail jornadatemasdepsiquiatria@cenespi.com.br.
Imagem: Projetado pelo Freepik